segunda-feira, 7 de setembro de 2009

1 mês de Finlândia!

Já tem um mês que eu to aqui!

Essa semana que passou desde a última segunda foi normal no colégio. Eu comecei as aulas de educação física (vou começar alemão no próximo período) e são bem legais. A gente sempre faz coisas diferentes. Eu joguei badminton! Que eu nunca tinha jogado antes e é bem legal. Aula que vem a gente vai pra um ginásio que tem na cidade pra nadar, ir na academia ou correr. Eu acho que eu vou correr porque eu já tava querendo fazer isso há um tempo.

Quinta-feira teve uma competição de fabricantes de fogos de artifícios (pelo que eu entendi) em Helsinki. Eu, a Lotta e o Wade pegamos o trem
pro centro de Helsinki e encontramos a Mea na estação. A gente foi a pé pra casa dela, uma longa caminhada.
As
ruas tavam cheias por causa do evento, todo mundo indo na mesma direção: Kaivopuisto, um parque que tem por lá, onde eles veriam os fogos. Só que a gente tem a sorte de ter a Mea :D Ela mora num prédio mais ou menos perto do parque e a gente subiu até a cobertura pra ver a apresentação: vista privilegiada :D heheh. Lá no prédio o Bruno se juntou a gente. Foi legal lá em cima, a gente levou comida e tudo. O ruim é que começou a chover depois. Mas também, só teve mais uma apresentação e nem foi
tão legal. As realmente legais a gente viu lá em cima. (Era uma sessão de fogos depois da outra, com um intervalo entre elas, acho que teve umas 5).

Sexta a gente fez pizza.
Compramos a massa pronta e fizemos só o recheio. Eu duvidei um pouco se
ia ficar bom porque a Lotta pôs cogumelo, cebola, pimentão, gorgonzola e
abacaxi tudo na mesma pizza! Mas ficou muito boa! Mesmo! heh A Lotta também pediu mais brigadeiro e dessa vez ela mesma que fez :)
Todo mundo gosta :D Agora a gente só tem uma lata de leite condensado, mas não tem problema porque a gente sabe onde achar mais.

No sábado a Sanna (uma das finlandesas que tava no acampamento de quando eu cheguei aqui, ela foi voluntária na Ucrânia e tava ajudando no acampamento) teve uma festinha de aniversário então a gente se reuniu na casa da Paula, uma amiga dela, em
Helsinki. Foi legal ver alguns dos outros intercambistas depois do acampamento, apesar de eu só ter visto três deles.
A gente ficou comendo, bebendo e conversando lá no apartamento durante um tempo e depois saímos pro centro. A gente foi prum calçadão cheio de bares e boates, bem legal. Eu acabei não
ficando muito tempo porque meu último trem saía as 2:36 (exatamente hehe :D).
Mas eu fiquei orgulhoso de mim por ter conseguido achar a estação a pé no meio de Helsinki à noite heheh.

Domingo não fiz nada... Foi dia de descansar, fazer deveres pro colégio e ver tv. A äiti adora Big Brother heheheh, começou faz acho que umas duas semanas o daqui.
É chato, é igual o do Brasil. Na verdade acho que é a mesma coisa no mundo todo :P

É engraçado como Helsinki é cosmopolita! Antes eu achava que seria uma cidadezinha mesmo,
porque só tem 500.000 habitantes e a grande Helsinki tem 1 milhão. O que não é tãao grande assim. Mas lá realmente tem gente de vários lugares e toda hora você ouve gente falando outras línguas.
Principalmente gente do Iraque, Somália, Índia, Vietnam, China... isso sendo os que dá pra reconhecer porque tem bastante outros europeus também, principalmente russos. E em
qualquer canto tem turista. Se você tiver no trem ou estação de ônibus de Helsinki é certeza que vai ver alguém com mala/mochila. Isso pelo menos enquanto ainda ta quente ne. No inverno não deve ter tanta gente visitando, eu acho.

Acho que é só por essa semana. Eu posto de novo assim que alguma coisa diferente acontecer :D
Ah sim! Na ICYE cada intercambista tem uma pessoa de apoio, que normalmente é algum
finlandês (no mínimo é alguém que mora aqui) e que vai te ajudar a conhecer os lugares, dar dicas, essas coisas. A minha pessoa de apoio é a Eeva :D Ela
fala português! Por que ela foi voluntária em Moçambique. Até agora a gente já trocou algumas mensagens pelo celular. Eu vou me encontrar com ela sexta-feira agora em Helsinki :D Vai ser legal falar português :D

Ah é! Mais uma coisa que eu esqueci. Eu fui na biblioteca com a äiti e a gente pegou três livros :D Um que é do Jack London e é sobre lobos, fizeram um filme, mas eu não lembro o nome. Eu peguei esse porque é curto e é simples de entender. Peguei um outro maior, As A
venturas de Tom Sawyer :D em finlandês. Eu já li ele em português então acho que vai ficar mais fácil pra entender tudo. E por último um dicionário de bolso que a gente achou de português-finlandês-português. Muito bom! Não pensei que ia achar isso aqui. Mas lá na biblioteca tem áreas com livros em várias línguas. A de português tem poucos livros, mas é legal que tem :)

As fotos vão ficar todas no final porque esse blogspot é UMA BOSTA pra postar foto, não consigo por elas no meio do texto e to há MEIA HORA tentando por elas aqui além de não dar pra botar legenda! Que saco! (To tentando evitar palavras pesadas devido ao vasto público leitor do blog :)

Mas bem, as primeiras fotos são de korvapuusti, um pãozinho típico de canela com açúcar, muito bom. A Lotta mesma que fez.
Depois tem fotos da rua em Espoo, um cidade ao leste de Helsinki, a segunda maior do país. A gente foi lá outro dia pra visitar os tios da Lotta. Foi legal, a comida tava ótima (a tia dela é chefe de cozinha :D) e a gente foi na sauna e tudo, bem legal. Na foto lá tão os primos da Lotta e a namorada do primo (de cabelo preto).
A quinta foto é no prédio de cinema que eu falei. Bem grandão o lugar, só de cinema :D Somos eu e o Bruno ali, no corredor onde ficava a sala do nosso filme.
As últimas fotos são da noite que a gente foi ver os fogos. Na foto ta muito ruim, mas os fogos foram muito legais sim :D heheheh Nas fotos aparece a Mea, que levou um chips de batata sabor vinagre. Pensa numa comida fedida!! Mas era bom! heheheh Apesar do cheiro...

Bom, é isso mesmo :D Deem seus feedbacks que eu também gosto de ler 8D
Tchau!



4 comentários:

  1. Senhor que post gigante @_@ vamos por partes
    HÁ! Seguiu a minha lógica né? HOJE faz um mês, não ha dois dias atras u_u sabia que você ia arredar o pé!
    Sabia que você iria querer correr! Voê adora fazer isso! Vai nadar uai, botar uma sunguinha e mostrar esse brozeado da cor do pecado do Brasil rapá 8D

    FOGOS! Aaah adoro! Tinha música no fundo acompanhando os fogos? eu quero esse pão também! Deve ser fácil de fazer, pelo menos pela aparência...

    NÃO! NÃO! ABACAXI NA PIZZA NÃO! mas que mania de misturar coisa doce com salgada @_@ Essas coisas são refinadas demais pro meu paladar pobre, já falei...

    Legal, vai falar português com alguém! Se bem que o português de Moçambique deve ser diferente né? Aposto que deve ser rapidão. Eu me daria bem falando com ela, rerere sol engrassaad.

    XINGA GURI! O blog é teu, faça o que tu quiser! É bom se soltar, mostrar o que tá preso dentro desse coração.

    Enfim, que bom que está se divertindo amore. Essa semana tome outro porre e aproveite muito :*

    ResponderExcluir
  2. senhor, que post gigante O-O [2]. não que isso seja ruim, né :BB

    nossa, até educação física parece divertido na finlândia .-.
    competição de fabricante de fogos de artifício, QUE COISA MAIS LEGAL. não, serião. e vocês ainda viram numa cobertura *-* aaaah.
    by the way, adoro ler nomes de finlandeses que eu não sei quem são no seu blog, isso significa que você tá fazendo amigos (':. conta pra gente quem são eles direitinho!

    eu acho que vai ter gente estrangeira no inverno sim. talvez não tantos europeus, mas gente que não tá acostumada com neve vai ter sim. quer dizer, pelo menos eu adoraria ir pruma cidade que neva no inverno *O*
    e essa coisa de ficar vendo gente do mundo inteiro e ouvindo línguas do mundo inteiro me soa bem ramsés mesmo. não esqueço do tanto de coisa que tem na casa 9 do seu mapa :3

    conta pra gente como é a eeva quando você conhecê-la, e não esquece de ir anotando as receitas dessas coisas gostosas que você come aí pra fazermos quando você voltar *-*

    sinto muito sua falta, mas é bom ler que você tá feliz. muito bom. continue aproveitando e saindo pra todo canto, e nos descreva com detalhes depois como são as noites na finlândia. besos, querido.

    mina rakastaan sinua (:

    ResponderExcluir
  3. Isso! corra bastante aí, porque quando você chegar vou te fazer correr 16 SUPER quadras sul! :B
    quem mais faz competição de fogos de artificio alem dos filandeses? genial!
    o céu deve ficar muuuito lindo mesmo, ainda mais sendo vista de uma cobertura!

    a lotta deve ser a 'ana maria braga' da finlandia né? ela sabe fazer de tuudo! e agora até brigadeiro :D
    leite condensado deve ser um tanto caro por aí.
    faz uma mousse de limão para ela! :9

    daqui um pouco você vai conhecer Helsinki como a palma da sua mão!
    que leegal ver pessoas de outros lugares do mundo e escutar outras linguas até as que são indecifráveis!
    concordo com a Francis, tudo isso soa bem Ramses! ^^

    aah eu tenho um livro com os melhores contos de Jack London. cheguei a ler alguns (:

    EU QUERO A RECEITA DO KORVAPUSTI!
    fala para a lotta me passar! ^^

    adorei a ultima foto. parece que a cidade é de brinquedo!

    você tá LINDO com aqela blusa listrada! tipo, LINDO MESMO!
    colirio das finlandesas! hahahau

    saudade demais de você, ramseleys!(:
    :**

    ResponderExcluir
  4. Um mês já...
    caraca passa rapidão...heheh..

    fica colocando essas fotos de capa de revista de receita.. e eu comendo miojo...

    É verdade não xinga não... mamãe também lê o blog...

    :***
    Erica

    ResponderExcluir