quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Oi de novo 8Dd

Como eu talvez já tenha dito por aqui eu quero postar mais frequentemente. É melhor porque as coisas não se acumulam e eu posso falar melhor de cada coisa que acontecer :)

Ontem, terça-feira, eu fui com o colégio ver uma peça no Teatro Nacional, em Helsinki. O esquema foi assim: a gente pagou o preço pra professora, ela comprou e nos entregou os bilhetes. Aí, ontem, a gente foi por si mesmo pra lá, pra ver a peça. Como é tipo obrigatória, todo mundo teve que ir. Acho que foram umas duas ou três salas do colégio. Eu fui com o Paulius, de trem, da estação que fica perto daqui de casa. Ele é lituano, mas mora aqui na Finlândia há uns dois anos. É meio ruim de falar com ele, porque ele já não fala finlandês tão bem assim (não que eu fale ne), e ainda ele fala rápido pra caramba e tudo embolado. Aí quando você pede pra repetir ele repete no mesmo ritmo! É pior que a Carol falando, sério! Mas tudo bem, ele é legal :D

Aí a gente se encontrou na estação e ficou esperando o trem, que era pra ser o próximo, mas antes dele chegou um outro, mó bonitão, novinho e meio diferente. Eu olhei e pensei que seria só um trem novo, nada demais. Mas a gente entrou e lá dentro era tudo diferente dos trens normais! Era tudo classudo, tinha umas mesas, umas telas grandonas tipo de avião. Pensamos: "Merda! Entramos no trem errado! Como é que sai???". A gente foi pra porta e apertou o botãozinho pra abrir várias vezes mas não abria, e o trem começou a andar. Aí o Palius "Cara, será que esse trem vai pra Helsinki mesmo? E se for pra Moscou ou algo assim? o_o".
Bom, tudo se tranquilizou quando a gente confirmou com uma mulher que tava lá se o trem tava indo pra Helsinki :)
De qualquer modo, pelo trem ser de viagens longas (provavelmente), ele não tinha aquela máquininha que você mostra o cartão e paga a passagem. A gente então só sentou e eu fiquei esperando o fiscal passar pra eu pagar a passagem. (Nos trens sempre fica passando um carinha que você pode comprar a passagem com ele, porque nem todas as estações tem lugar pra comprar passagem e se você não tiver cartão...) Cabou que a gente desceu na estação de Helsinki sem pagar a passagem! Mas não foi por mal... :s

Mas bom, fomos no teatro e assistimos à peça, que era tipo uma adaptação de Mogli, bem divertida. Era bem longa então teve uma pausa e tal.
No final a gente voltou de trem pra casa. Era um grupo só de estrangeiros ali a gente :D Porque era a turma de finlandês como segunda língua: uma vietnamita (que nasceu aqui e nunca foi no Vietnã), duas gurias e Kosovo (também nasceram aqui), um turco, um cara meio russo meio finlandês que nasceu na Rússia mas mora aqui há nove anos (mãe russa, pai finlandês) e o Paulius, que eu já falei.

Aqui tá o teatro, que é um prédio antigão e muito bonito. Com certeza vou querer voltar lá pra alguma outra peça :)
Hoje não teve nada de mais não. Amanhã eu vou me encontrar com a Nina, que é a pessoa de apoio do Felix, mas como ela mora bem pertinho daqui, ela quis me apresentar o lugar e tal :D Daí sexta eu me encontro com a Eeva, que é minha pessoa de apoio mesmo.

Os dias tão ficando mais curtos, e isso é mais rápido do que pode parecer! Os dias tão ficando mais frios e ta chovendo mais, além de ventar muito. Hoje fez um tempo bom, céu aberto. Mas o outono não é bem assim, segundo o que ouvi :P Bom aproveitar esses dias de sol!

Aqui tem a previsão do tempo que dá pra ver sempre num site:
Ali embaixo tem o horário que o sol nasce e se põe. Espero que dê pra ver bem. ke = keskiviikko = quarta-feira.

O post ficou longo mesmo assim! Vou tentar resumir mais da próxima vez :) Eu devo voltar amanhã ou sexta.

3 comentários:

  1. HUAEHUAEHUHEAUHEAUHUA o guri é pior que eu???? quando eu aprender finlandes (-n) vou bater altos papos com esse guri.

    VELHO
    QUE
    LEGAL!
    Eu sempre quis entrar nesses trens de filme, que os caras pegam a sua passagem e tem uma mesa na sua frente e servem comida e tudo mais. É MUITO legal. Ia ser mais legal se eu estivesse nos anos 50 8D enfim

    IMENSO esse teatro, que legal! Deve ser mais legal ainda por dentro
    Como assim estão ficando mais curtos? tá anoitecendo mais cedo? quando começar a nevar TIRA A MINHA FOTO, nao esquece u_u

    beijos amore, divirta-se :*

    ResponderExcluir
  2. AAAAH, QUE COISA MAIS LEGAL *--*
    ahm, bem modesto, esse teatro. e, sério, isso me lembra aquelas aventuras de filme pelas quais eu sempre quis passar. trens errados, diferentes e classudos, que genial. (:
    e como são os estrangeiros? eles são legais? são esquisitos?
    não pare de postar! *-*

    ResponderExcluir