segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Como eu tinha dito antes, vou tentar escrever aqui mais frequentemente :)

Hoje eu acordei cedão: 7:30, porque a escola começa segundas, terças e sextas as 8:30. O ruim é que eu não consegui dormir no começo da noite passada, então fiquei meio cansado hoje. Mas o dia foi bom :D
Pro café-da-manhã a Lotta fez mannapuuro, traduzindo mais ou menos seria mingau de sêmola.
É tipo isso aí, só que o nosso não tinha as frutinhas :P Mas tinha mustikkakeitto (literalmente é sopa de mirtilo (blueberry), mas é tipo um suco mais grosso que põe no mingau, fica bom)!

Na escola não teve nada de especial, exceto que eu saí do curso de alemão e vou começar educação física. Daí amanhã eu vou sair com a äiti e talvez a Lotta também pra comprar tênis e calças apropriadas.

Hoje eu fui com a Lotta na biblioteca de Vantaa pra fazer meu cartão :D A biblioteca é beem grande. Bem legal. E é pertinho aqui de casa, logo depois da estação de trem. Depois a gente foi no matkakeskus (centro de viagem/transporte ?) pra fazer meu cartão de transporte. É tipo aquele cartão magnético que o povo usa nos ônibus, só que aqui todo mundo tem um. Ele é usado nos ônibus, nos trens, nos bondes e no metrô de Helsinki. Ah! Na Finlândia toda só tem metrô em Helsinki! E é minúsculo. É tipo o que tem em Brasília mesmo, bem de brincadeira. E o mapa das estações, aquela linha que mostra a sequência das estações é IGUALZIHO o do metrô de Brasília! Eu acho que eu não tirei foto, mas da próxima eu mostro :D Ah sim! Uma coisa legal das bibliotecas é que você pode pegar um livro aqui na biblioteca de Vantaa e devolver na biblioteca de Myyrmäki, por exemplo, que fica do outro lado da cidade. Ou então até em alguma biblioteca de Helsinki. Outra coisa legal é que aqui tem várias bibliotecas, todas pública e muito boas!

Depois de fazer os cartões, eu vim pra casa. Fiz os deveres de finlandês. Escrevi uma redação, que era pra ter 250 palavras, mas a minha só ficou com 161 8D Mas eu sei que a professora vai deixar, porque toda a sala fala finlandês fluentemente e eu só to aqui há 3 semanas.

Hoje eu comi mais uma coisa típica :D Vispipuuro! É bom! É tipo um mingau (puuro) só que é docinho (ou azedinho, se não puser açúcar). A Lotta que fez. Era de puolukka, uma das inúmeras frutinhas (berry, não sei qual é o nome disso em português) que você acha por aqui. Vou ver qual é o nome em português. Amora alpina ou arando vermelho. Tem nada a ver com amora... ó:

Hoje também a Lotta pegou luvas, gorros e essas coisas de inverno que tavam guardados no armário dela pra gente usar. Ta começando a ficar frio. O outono ta chegando... Hoje, por exemplo tava ventando MUITO. Era até meio difícil andar de bicicleta contra o vento, fazia mó resistência!

Aqui a Lotta come nectarina praticamente todo dia. Como no Brasil é uma fruta de época (se é que nasce lá, deve ser importada, por isso que é caro), a gente só costuma comer na época do Natal. Hoje eu comi uma e tinha gosto de Natal :D Estranho, aqui tem todo dia :P Mas também não se acha, pelo menos não facilmente, frutas que a gente tem facinho no Brasil, tipo mamão, goiaba, abacaxi. Deve ter, mas pouco e caro. Eu ainda não vi.

Acho que é só pro dia de hoje. Não teve nada de tão especial, mas foi um dia legal :) Eu volto aqui essa semana ainda, provavelmente :D Se é que alguém lê.

5 comentários:

  1. Tá exagerando na humildade, rapaz, hehe. ;) Continue escrevendo porque tem várias pessoas te acompanhando daqui de longe. Te cuida, mlq!
    Abração.

    Moisés.

    ResponderExcluir
  2. Apropriadas?? Como assim apropriadas? hauehuaehu besta

    Eu leio o seu blog sim ok! Larga de fazer doce. E caramba, tu só come mingau + alguma coisa XD E essa coisa rosa parece ser muuito gostoso mesmo!

    Depois passa a receita de algum desses minguais que dê para fazer no Brasil, por que mingal de fubá por aqui tá dose!

    Beijos amore, divirta-se!

    Saiu do curso de alemão PORQUE? E EDUCAÇÃO FÍSICA? Desde quando tu faz aula?? Alemão é tão legal! Vai tentar aprender sozinho??

    Depois me fala a sua redação, eu quero lê-la/ouví-la.

    ResponderExcluir
  3. ok, meu comentário tá todo fora de ordem, mas acho que deu pra entender

    ResponderExcluir
  4. que mingau mais bonito esse!
    HUUM quem é äiti?

    "Se é que alguém lê." AAAH como eu estava com saudade dos seus doces de garoto mimado! ^^ hahue

    Bejos

    ResponderExcluir
  5. como assim se é que alguém lê? a gente lê SEMPRE, tá. u-u oras.

    AAH, que legal essa coisa das bibliotecas, deve ser tipo um paraíso de livros. *-* e sinceramente, essas descrições e fotos dos doces e frutas daí me deram muita vontade de comer. promete que vai aprender como faz e aí quando você voltar faz pra gente? (:

    porque você saiu do curso de alemão? D:

    besos, saudades sempre.

    ResponderExcluir