quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Os meses em finlandês

É engraçado como os finlandeses nunca sabem os meses em inglês.
Em quase todas as línguas os nomes dos meses são parecidos, então mesmo um brasileiro que não fala inglês pode deduzir que January quer dizer janeiro, ou que Fevrier (acho que é assim) é fevereiro. Só que em finlandês é tudo diferente.

Eu tava falando outro dia com dois finlandeses que eu ia ficar aqui até ano que vem, em inglês. A guria me perguntou até que mês do ano que vem, e eu respondi: "August". Ela virou pro cara que tava com a gente com uma cara de dúvida e perguntou "Que mês é esse mesmo??". Ele: "Sei lá". Ela começa a contar em voz baixa e nos dedos da mão os meses em inglês pra adivinhar na sequência qual era: "January, February, March, April..."

Enfim, o mês que ela tava querendo descobrir era: Elokuu. Nada a ver com agosto, August ou mesmo com Août!

Por curiosidade, aqui tem os meses em finlandês :D
tammikuu
helmikuu
maaliskuu
huhtikuu
toukokuu
kesäkuu
heinäkuu
elokuu
syyskuu
lokakuu
marraskuu
joulukuu

Um comentário: