terça-feira, 3 de novembro de 2009

Kieltenconfusionapuatomeconfundindo!

No! Voltei. Nem tenho muito assunto, mas to atualizando :)

Esses últimos dias eu tenho confudido bastante uma língua com outra, não sei se é porque eu to estudando muitas línguas ou se se eu tivesse só no finlandês/inglês/português ia dar na mesma. Antes tava tudo bem comigo em relação a isso. Com exceção dos meus primeiros dois dias aqui.

Quando eu cheguei eu falei só finlandês, e bem malzim ne, tinha cabado de começar a usar de verdade a língua, normal que saia empacado mesmo. Não sei se já falei aqui disso: No terceiro dia aqui na Finlândia, quando eu fu pra Helsinki pra me encontrar com o povo do ICYE pra ir pro acampamento de chegada, eu conheci todo o povo estrangeiro que tinha acabado de chegar que nem eu. O negócio é que minha cabeça já tinha relaxado desde o voo e se acomodado no finlandês. Do nada eu dava de cara com um povo que tinha que falar inglês. Não saía NADA nas primeiras palavras que eu tentava fazer! Sério, meu pensamente tava em finlandês e não saía nada em inglês. Ainda bem que isso passou no acampamento!

Mas aí, agora eu to confundindo mesmo. Tem coisas na minha cabeça que só fazem sentido em finlandês e eu não consigo traduzir.

Uma coisa é que eu to ficando com raiva de inglês! Eu de vez em quando tenho que usar, principalmente no meio do povo intercambista. Mas eu gosto de falar português, finlandês ou até espanhol se tiver oportunidade. Inglês não me cai bem :s Espero que isso passe depois, mas acho que até ano que vem não passa não.

Talvez eu tenha que parar de usar tanta língua. Além das três que eu já mencionei, ainda to estudando italiano e alemão no colégio. E russo to vendo de vez em quando. E espanhol eu tenho ouvido em músicas e filmes ultimamente.
'Só' essas são as línguas do meu dia-a-dia agora. Vou ver se (esqueci a palavra em português, putz, disso que eu falo...). Bom, vou ver se reduzo o número de línguas. Vou cortar o português que eu tenho falado sempre com a Petra e o Bruno. Vou ver se deixo o português só pra falar com o Brasil.
De resto vou tentar usar menos inglês...

3 comentários:

  1. nem se acha...heheh
    to zuando...
    que bom que vc ta bem :')

    :**
    Erica

    ResponderExcluir
  2. cara, que coisa maluca O-O. realmente deve ser tenso... sei lá, as vezes até aqui eu penso em algumas expressões em inglês que não consigo traduzir, imagina você, desacostumado com algumas línguas e aprendendo outras, gesus.

    eu não acho que você deva reduzir o número de línguas... acho que devia tentar se organizar, só. deixa o alemão e italiano pro colégio, esquece do russo por agora, para de ver coisas espanholas, fala em português só com a gente, usa o finlandês no dia a dia e arranja alguma coisa pro inglês, porque você não pode se esquecer dele ;-; inglês é lindo, rams.

    te amo, saudade.

    ResponderExcluir
  3. desculpa aí euahiehiaheiaueh
    eu tento falar finlandes, mas nao consigo. nunca sei as palavras, só coisinhas baasicas mesmo, tenho q melhorar muuuito meu vocabulario. E o foda é q qnd eu falo finlandes e povo me responde em ingles -_-'' fico puta xD
    mas ah véi, nem tou com invejinha de voce :xxxx
    isso tb tem acontecido cmg. Um dia fui tentar falar espanhol com as chilenas e eu meio que misturei espanhol com finlandes e com ingles :S uma coisa doida xDDD
    e voce vai ter q me ensinar finlandes >//////
    :D
    ;******* quero encontrar o Ramsu na Finn!

    ResponderExcluir