domingo, 9 de agosto de 2009

FINLÂNDIA!

Agora sim falo tudo :D

O voo de Amsterdam pra cá foi rapidinho e muito legal. Eu sentei do lado de uma indiana antipática, mas não teve nada. Foi ótimo eu ter ficado na janela, deu pra ver a Dinamarca, o mar, a Suécia, MILHÕES de ilhas, mais mar, Ahvenanmaa, que é
um arquipélago da Finlândia onde eles falam sueco, e finalmente a Finlândia :D Muitas ilhas, muitos lagos, muito verde.

Desci e fui pegar a bagagem. Demorou pra caramba pra chegarem, a esteira deu umas 5 ou 6 voltas até minhas
coisas chegarem. Então eu saí e fiquei pensando que ia ter que procurar ainda um bocadinho até achar a Lotta e a mãe. Mas foi só as portas automáticas abrirem que eu ouvi o grito da Lotta e ela veio correndo me abraçar :D
Tavam me esperando ela, a mãe, o
Jesper, o Wade e a Neda. Foi muito legal :D A Lotta fez um cartaz tão legal!

Do aeroporto a gente pegou um ônibus pra uma estação, sei lá. De lá o Jesper foi comprar comida pro jantar e a gente seguiu em outro ônibus pra casa. A gente mora num apartamento. Num prédio de três andares. Eu fiz
um vídeo
de casa e da rua do prédio. Quem quiser pede-mo :D

É IMPOSSÍVEL falar de todas as novidades. Então os textos aqui acho que vão ser sempre resumidos.

Mas então. Isso tudo foi ontem. Hoje nós (eu, Lotta e Jesper) fomos a
Helsinki. São uns 15km de trem. A estação de trem é pertinho, a gente vai a pé. Os trens e os ônibus são
pontuais! Isso é ótimo. E tem um painel com os horários nas estações e paradas.
Ah sim! Aqui é QUENTE! Pelo menos
de dia ne. Agora que é verão é MUITO claro e bem quente! O sol se pôs hoje eram nove e meia!
E lá em Helsinki nós visitamos o centro, o
Kauppatori! A catedral de Helsinki :D Tuomiokirkko! :) Compramos ervilha
e framboesa frescas no Kauppatori (que é tipo um mercado
aberto, bem no porto) e fomos pra escadaria da catedral comer. Tem um monte de gaivotas voando pra lá e pra
cá! É muito legal! :D
Depois de andar pelo centro a gente foi comprar comida num supermercado
dentro de um shopping grande que tem em Helsinki, o Kamppi. De lá a gente pegou o metrô até uma estação de ônibus, pra pegar um pra casa.

Agora à noite (eu escrevi o que tava ali em cima há umas horas) fizemos uma malinha pra eu levar amanhã pro acampamento do ICYE. O ônibus pro lugar do acampamento (que é mais ou menos no meio do nada) sai às 14 de Helsinki. Eu volto dia 17 à noite pra casa. O acampamento vai até dia 20, mas
dia 18 é aniversário da Lotta e também o primeiro dia de aula. Daí eu volto mais cedo.

Bom, isso é resuminho do meu dia e da minha chegada. As fotos dizem bastante também :D

12 comentários:

  1. ali onde diz 15km é na verdade 15min 8D

    ResponderExcluir
  2. aaah, eu quero esse vídeo! amanhã vou entrar no msn só pra te pedir ele.
    essas fotos tão uma graça, nem acredito que você foi em todos esses lugares bonitos e comeu essas framboesas tão rosinhas. que lindo, ramsés ;-;
    to tão feliz por você, cheri. :*

    ResponderExcluir
  3. eu tb quero ver o vídeo!!! :D
    aaah sorte pra vc aí, Rammi! xDDD
    sério :D aproveite beeeeem!
    e daqui 9 dias eu tou indo *_*

    ResponderExcluir
  4. Yaaay, I could understand most of the text!!!!

    ResponderExcluir
  5. MAS QUE LEGAAAAL!!

    Velho, eu estou muito indignada de nao ter tido internet para poder falar com você direito, sério >< Mas agora tudo volta ao normal!
    Você deve estar tão feliz :) Dia 18 POR FAVOR entra na internet, quero falar contigo velho XD

    eu quero o video sim! Eu quero ver a lotta!! aah eu quero tanta coisa ;o;

    divirta-se MUITO :*

    ResponderExcluir
  6. ramseleeeeys, é tuudo tão lindo, e as framboesas mais lindas ainda!
    e eu quero o video!
    AAAAAAAH eu tou tão mais tãao feliz por você!^^
    :**

    ResponderExcluir
  7. Que bom que vc conseguiu realizar seus planos, Ramnerds! Desde que eu te conheço, 2003 (lembra?) que vc vem falando sobre isso. Até me ensinou umas palavrinhas em finlandês!

    Divirta-se aí, e me procure quando precisar!

    Makoto

    ResponderExcluir
  8. Mais um brasileiro em Vantaa?
    Haha, q bom!
    Sou Bia, e to em Vantaa tbm, so que to estudando na Vaskivuori... Vc ta morando e estudando em Tikkurila, né?
    Ja comecaram suas aulas?
    :*

    ResponderExcluir
  9. Sim :D legaal que tem mais gente do Brasil por aqui. Voce tem msn??

    ResponderExcluir
  10. Sim!
    é bia_lazari2604@hotmail.com.
    Mas me procura no orkut se vc tiver... é Bea Lazari.
    Se vc tiver cel aqui já, me passa :)
    beijo

    ResponderExcluir
  11. Meu q brinkinho gay, e essa camisa colada, pq vc virou gay? pq tudo em vc eh gay? bjos adoro finlandia um dia vo ta ai

    ResponderExcluir