sábado, 19 de dezembro de 2009

Nyt teki mieli ruveta kirjoittamaan suomeksi tähän :)

Eilen me oltiin IB:n porukan kanssa pulkkamäessä. Me pidettiin paljon hauskaa :D Mentiin kaikki Wadelle ja söin hernekeittoa ja pipareita. Sitten me lähettiin ulos monen pulkan kanssa. Siellä oli aika paljon jyrkkiä mäkiä ja saatiin laskea mäkeä alas aika nopeesti :)

Juotiin aina mäestä toiseen välillä kuumaa glögiä ja maisemat oli tosi kauniita kun satoi joskus lunta ihan rauhallisesti.

Me käveltiin jonkun lammen päällä :D Siinä oli ihan paksu jääkerros ja ohut lumikerroskin peitti lammen. Näin sitten ketun ja jänisten jälkeitä.

Sit sillon kun me oltiin kaikki jo vähän väsyneitä me mentiin takasin Wadelle ja saunaan. Ihan rentoutuva tunnelma kun sain käydä eilen saunassa kaks kertaa. Ensin meillä kun meillä on perjantaina saunavuoro ja sit siellä Wadella :)

Me lähettiin kaikki seuraavana aamuna. Matka kotiin oli aika hieno kun maa oli valkonen ja aurinko paistoi, että oli ihan valoisaa ja sain nähdä ihania talvimaisemia.

Ehkä mä nyt alan oikeesti kirjoittaa suomeksikin tähän kun kirjoittamisella saan kehittää suomea aika paljon, toivon niin!
__

Ontem a gente foi com pessoal da sala da Lotta pra casa do Wade. A gente foi descer os morros de neve com trenózinhos de plástico. A gente ia indo de uma ladeira pra outra e nos intervalos bebíamos glögi quente. É uma bebida típica de Natal que eu já falei por aqui.

A gente andou em cima de um laguinho congelado e na camada de neve que cobria o gelo tinha pegadas de uma raposa que tinha passado por ali e também de alguns coelhos :)

Depois de um tempão que a gente já tava meio cansado, voltamos pra casa do Wade e fomos pra sauna. Dormimos lá pras 3 da manhã e lá pras 10-11 todo mundo já tinha indo embora. Na volta pra casa tava tudo muito lindo do lado de fora. O sol tava brilhando então tava tudo claro e tudo tava (tá) branquinho.

Aqui já é uma da manhã e por isso, aniversário da minha mãezinha! Amanhã eu vou te ligar manhê! Te amo!

Amanhã também eu vou no Jumbo (shopping) com a Lotta pra comprar presentes. E segunda o Jesper chega. Terça-feira começa o feriado de fim de ano, que dura 2 semanas. Não sei ainda direito o que vou fazer. Mas claro, tem o Natal aqui e o réveillon que eu não sei direito como vai ser também.

E o texto ali, acho que eu vou começar a escrever em finlandês aqui, vamo ver. Hoje deu vontade. E os textos não são os mesmos, eu contei mais ou menos a mesma coisa nos dois, mas não sei se tenho saco pra ficar traduzindo o que eu acabei de escrever. Vamo ver também :)

Amanhã parece que vai nevar o dia todo. E o Natal esse ano vai ser branco :D

Não sei se volto aqui antes do dia 25. Por enquanto: Ihanaa Joulua teille kaikille. Feliz Natal pra vocês todos! Saudades...

Um comentário:

  1. tipo raposa do ártico? *--*
    raposasdoárticosãoascoisasmaislindasexistentesnesseplaneta.

    acho bom você começar a escrever em finlandês, que aí eu olho e não entendo nada e fico admirando o tanto de tremas que tem nas palavras hsaghagshga. mas tem que traduzir (escrever parecido) tudo depois ò-ó

    tira foto do natal e do ano novo? MELHOR, faz mais vídeos! eu adorei ver seus vídeos, pequeno.

    beso. também to com saudade. e espere uma ligação minha dia 25, porque né, nem é só natal, é outra coisa também :DDD

    ResponderExcluir