terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Hyvää syntymäpäivää äidille

Ontem foi aniversário da äiti e eu preparei pudim de leite na véspera pra gente comer ontem! Ficou bom! E olha que foi meu primeiro pudim. A calda não queimou nem nada, e acabou rapidim :D

Mä tein eilen tommosen hyytelön. Ei hajuakaan mikä sen nimi ois suomeks. Mutta on portugaliksi 'pudim' :) Siinä on kondensoitua maitoa, maitoa, sokeria ja kananmunaa. Brasilian varmasti suosituimpia jälkkäreitä :D Harmi kyllä, että Jesper ei saanu syödä sitä, kun se on allerginen maidolle ja kananmunalle :(

Huomenna Petran synttärit ja Loppianen. Otetaan kaikki joulukoristeet pois. Sitten alkaa taas koulu torstaina. Oli pitkä loma!

Amanhã aniversário da Petra e Dia de Reis (acho que é Dia de Reis). A gente vai tirar os enfeites de Natal. Aí o colégio começa de novo na quinta. As férias foram longas!

7 comentários:

  1. Olha aí! Que vontade de comer...adoro essa calda. Como vc fez zem leite condensado...ou onde encontrou?

    ResponderExcluir
  2. E parabéns pelo finlandês...Tomara que eu consiga chegar logo nesse nível!

    ResponderExcluir
  3. Brigado Irene :D haha
    eu fiz a receita tradicional mesmo, com leite condensado. É mais difícil de encontrar e eu nunca vi em mercado pequeno aqui. Uma vez eu vi no K-kauppa do Kamppi (aquele do lado do tunel do metrô) e essa lata aí eu comprei num hipermercado (da rede K também) em Koivukylä, que é aqui em Vantaa.

    ResponderExcluir
  4. Qual o nome em finlandês que vem na lata para eu procurar no supermercado? Achar o que a gente conhece mas em finlandês é um pesadelo!!!

    ResponderExcluir
  5. Heheh, é mesmo. Mas nesse caso o nome não muda tanto assim. É 'kondesoitu maito'.

    ResponderExcluir
  6. Olá Ramsés, meu nome é Emelin Frances, moro na Bahia e tenho 20 anos. Faço o curso de Negociações Internacionais aqui e um dos meus grandes sonhos é cohecer a Finlândia. Tenho a oportunidade de fazer intercâmbio, mas estou "mais perdida que cego em tiroteio", na falta de expressão melhor. Gostaria de fazer um curso ministrado em inglês por lá, por uns seis meses, mas não sei como as coisas funcionam por lá.

    De preferência que fosse em Helsinki.

    Não sei o que fazer, pois só acho cursos de graduação, não cursos temporários.

    Conversei com Irene, do blog Brasil na Finlãndia. Ela me recomendou seu blog, na esperança de que pudesse me "situar" um pouco, se conhece algum curso temporário na área de negócios internacionais/logística e/ou comércio exterior.

    Agradeço desde já só pela sua atenção.

    Meu e-mail é : emelin_frances@oi.com.br

    Para melhor comunicação.

    Obs fora do contexto mas que deve ser feita: o pudim parece ótimo.

    Abraços e obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  7. O pudim parece estar ótimo. Eu nunca consegui fazer um muito bom oaksooasoaks. A calda as vezes fica ( um pouco estranha). Seu Finlândes está incrivel... Tudo bem, um dia eu espero estar tão bem quanto você.
    :D

    ResponderExcluir